top of page

Lista de Materiais Ecológicos

O que são materiais ecológicos ou ecoprodutos?

Ecoprodutos são todos artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não -poluentes, atóxicos, benéficos ao meio ambiente e á saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Como saber se o material/tecnologia é sustentável ou menos impactante?

  • Matéria-prima – é virgem ou reciclada? Como é extraída? É um recurso renovável?

  • Qual é o processo produtivo? Apresenta baixo consumo de energia? E de água? O processo é poluente? (ar, água, terra, som). Gera que tipo de resíduos?

  • O produto é poluente?

  • Sua instalação, manutenção gera resíduos?

  • Como é a logística de distribuição do produto? Consome muita energia?

  • E a embalagem? Possui potencial de reciclagem ou de reuso?

  • Possui algum tipo de certificação ( tipo ISSO 14001) ou SELO?

Os materiais e tecnologias listados abaixo foram especificados nos projetos de arquitetura sustentável do Arquitetura Mais Sustentável.

Economia de água e energia

Luminárias de LED

aplicação: iluminação descrição: chip emissor de luz que também é chamado de “SOLID STATE LIGHTING”, conhecido como “LED” diferencial ambiental: aparelho com duração de 15 anos sem manutenção. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos. Uma tecnologia que supera a iluminação convencional, gerando uma economia que varia de 50 a 80 %.

Automação

aplicação: automação residencial descrição: sistema de quadros sinóticos de automação que garante o completo gerenciamento da instalação elétrica. diferencial ambiental: otimiza funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade de uso, segurança e energia. Sua utilização minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra.

Torneira e válvula economizadora com sensor de presença

aplicação: ideal para banheiros de uso público descrição: sensores funcionam em 110v e 220v com baixo consumo de energia elétrica, em alta e baixa pressão de água. diferencial ambiental: economia de água, conforto e higiene

Válvula de descarga fluxo duplo

aplicação: válvula de descarga pra banheiros descrição: válvula com dispositivo de fluxo duplo (6 litros para sólidos, 3 litros para líquidos). diferencial ambiental: Permite controle de fluxo com economia e favorece educação ambiental.

Ecomosaico

aplicação: revestimento de paredes descrição:Mosaico feito de material reciclado que utiliza o resíduo eliminado pelas máquinas de corte de marmorarias. diferencial ambiental: economia e reuso da água na sua produção, gestão de resíduos.

Conforto termo acústico

Vidros

aplicação: vedação, portas, janelas, divisórias. descrição: material não-poroso e transparente. diferencial ambiental: garante a iluminação natural e pode ser reutilizado várias vezes para a mesma finalidade.

Película opaca para privacidade

aplicação: tratamento de vidros para arquitetura. descrição: película visa a melhora do desempenho em controle solar, segurança e decoração. diferencial ambiental: rejeitam até 79% da energia solar incidente no vidro, melhorando o conforto térmico do ambiente, Bloqueiam também 99% dos raios ultravioleta, minimizando o desbotamento de objetos expostos ao sol.

Tecidos GreenScreen

aplicação: persianas e cortinas para proteção solar. descrição: tecido para proteção solar, isento de PVC e COV´s. diferencial ambiental: reduzem a entrada de calor e evitam a luminosidade excessiva. São mais seguros, pois, em caso de incêndio, não há emissão de fumaça densa nem quantidades mensuráveis de gás ácido hidroclorídrico, que é nocivo ao sistema respiratório.

Forro e Painéis de Ecoplaca

aplicação: forro e vedação descrição: Placas planas impermeáveis fabricadas com matérias-primas nobres como Alumínio, Plástico e Papel Cartão. diferencial ambiental: com alto poder de isolamento térmico e acústico, as placas são obtidas a partir do reprocessamento de resíduos industriais selecionados, gerados no pré e pós-consumo. Atualmente, suas matérias-primas provêm de inúmeras empresas do setor de embalagens.

Tijolos de solocimento

aplicação: alvenaria estrutural. descrição: tijolo composto de solo, cimento e água. diferencial ambiental: produzido sem o processo da queima, evita o desmatamento e, conseqüentemente, a poluição do ar. Elimina a quebra de paredes e o desperdício com materiais.

Placas de Cortiça Reciclada

aplicação: revestimento de paredes. descrição: esta cortiça é um tecido vegetal composto de 30% de cortiça extraída da casca do sobreiro e 70% reciclada de rolhas. diferencial ambiental: material reciclado quando utilizado como revestimento possui um bom desempenho térmico-acústico.

Qualidade interna do ar

Resina ECOPISO

aplicação: revestimento de piso. descrição: resina impermeabilizante elaborada com mais de 70% dematérias-primas naturais renováveis, entre elas o óleo de mamona. diferencial ambiental: Não libera gases tóxicos durante ou depois de sua aplicação.

Tinta natural

aplicação: pintura de paredes internas e externas descrição: revestimento natural cujo principal componente é a terra crua. diferencial ambiental: A utilização da tinta de terra natural possibilita o uso de recursos do local, economia de materiais e combustíveis, saúde para os habitantes, tecnologia simples e tradicional, dentre outros.

Cola à base de água

aplicação: adesivo de contato descrição: produto não fenólico,isento de COVs (compostos orgânicos voláteis) diferencial ambiental: não agride a camada de ozônio e garante a boa qualidade interna do ar.

Selador verniz e stain a base de água

aplicação: proteção para madeira descrição: produto sem odor , isento de COVs (compostos orgânicos voláteis) diferencial ambiental: substitui os similares convencionais à base de solventes voláteis, não agride a camada de ozônio e garante a boa qualidade interna do ar.

Tinta Colaza Eco-Paint Clarus

aplicação: pintura de paredes e forros. descrição: produto ecológico, biodegradável, aquoso, com alto poder de recobrimento e alta durabilidade. diferencial ambiental: sua secagem é rápida e livre de COV´s, portanto, não possui os odores desagradáveis das tintas convencionais e garante a boa qualidade do ar interior.

Chapas de gesso Cleaneo

aplicação: forro descrição: chapas com propriedades acústicas e capacidade de melhorar continuamente a qualidade do ar nos ambientes em que estão instaladas. diferencial ambiental: o forro de chapas Cleaneo transforma partículas nocivas e odores em substâncias inofensivas. Acústico, promove a absorção sonora e contribui para o conforto acústico dos ambientes.

Madeiras

Madeira Taxodium ( taxodium distichum )

aplicação: produção de móveis. descrição: árvore originária do canadá, produz madeira leve, com boa trabalhabilidade e resistente ao apodrecimento. diferencial ambiental: madeira de reflorestamento.

Madeira Teca ( tectona grandis )

aplicação: produção de móveis , esquadrias e pisos de qualidade decoração e construção naval . descrição: árvore nativa das florestas tropicais do sudeste asiático diferencial ambiental: reflorestamento racional com certificação florestal do FSC, Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council).

Madeira de Demolição

aplicação: produção de móveis, revestimento de piso. descrição: madeiras nobres de lei, em extinção, provenientes principalmente de elementos de antigas construções, como esquadrias, assoalhos entre outros. diferencial ambiental: possibilita o reuso de peças que seriam descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.

Bambu

aplicação: produção de móveis, construção civil. descrição: composto basicamente de longas fibras vegetais. É uma planta muito resistente, possível de ser cultivada em solos ruins. diferencial ambiental: material altamente renovável que pode substituir o uso da madeira (material e combustível), impedindo o corte indevido de árvores essenciais ao equilíbrio natural.

Conheça exemplos de utilização de madeiras ecologicamente corretas
  • Tipos de madeira - Eco-Banheiro

  • Uso conscinete de Madeiras - Sala de Descanso

Madeira Lyptus

aplicação: confecção de móveis, piso para área interna. descrição: madeira de alta qualidade e grande resistência mecânica produzida em escala comercial. diferencial ambiental: madeira totalmente obtida de fontes renováveis, a partir de árvores plantadas, o que assegura um suprimento confiável e ambientalmente sustentável.

Tamburato

aplicação: confecção de móveis. descrição: o painel estrutural é composto de duas camadas externas de partículas finas de madeira prensada, e miolo colméia de papel reciclado. diferencial ambiental: Com Certificado FSC, o produto é adequado para fabricação de móveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho.

Objetos em Madeira de Redescobrimento

aplicação: decoração. descrição: As irregularidades ou rachaduras constituem a originalidade da peça, devendo-se à escolha de espécies não comerciais nas quais são priorizadas as áreas em que a árvore apresenta desenhos, cores e veios únicos. diferencial ambiental: A partir do manejo florestal sustentado, em acordo com os princípios ecologicamente corretos, Pedro Petry executa cada peça com resíduos de árvores caídas.

Tecidos e Fibras Sustentáveis

Biofuton

aplicação: decoração. descrição: é um produto elaborado com enchimento natural de algodão orgânico e látex revestido com tecidos sustentáveis. diferencial ambiental: confeccionado com matérias-primas de caráterrenovável o Futon favorece o fluxo de energia corporal e dá uma sustentação especial à sua coluna durante o sono.

Tecido Locomotiva Eco Juta

aplicação: decoração descrição: tecido composto de 60% algodão e 40% juta diferencial ambiental: desenvolvida a partir da fibra da juta, cujo plantio não utiliza fertilizantes ou defensivos. No descarte, a juta se decompõe em 2 anos enquanto o algodão leva 10, e o poliéster pode chegar a 100 anos.

Sedas artesanais

aplicação: confecção de cortinas, almofadas, revestimento de estofados, etc… descrição: tecidos artesanais em fio 100% seda. diferencial ambiental: produzidos a partir de casulos refugados da indústria e tingidos naturalmente.

Rolinhos e almofadas em fibra de bananeira

aplicação: decoração descrição: produtos desenvolvidos a partir do uso consciente de fibras naturais diferenciadas diferencial ambiental: produzidos artesanalmente por uma comunidade do Vale do Ribeira expressam a identidade brasileira.

Manta e puff com fibra de bambu

aplicação: decoração. descrição: confeccionados manualmente com fios de fibra de bambu e algodão. diferencial ambiental: resgata antigas técnicas manuais gerando renda para mais de 100 artesãs.

Toalhas

aplicação: decoração. descrição: confeccionada com fio de fibra de bambu. diferencial ambiental: além de ser uma fonte natural e altamente renovável, as fibras de bambu possuem maciez, conforto, excelente absorção e alta concentração de vitamina B, proteínas e agente biobactericida.

Tapete Broinha

aplicação: decoração. descrição: tapete confeccionado com a tira da rama, apara de malha descartada pela indústria Têxtil. diferencial ambiental: os trabalhos são feitos à mão por um grupo de tecelãs no sul de Minas Gerais , mas proposta de Claudia Araújo é reaproveitar inovando no design, sem perder de vista a utilização e manutenção do produto.

Comércio solidário e consumo consciente

Flores do Cerrado

aplicação: peças de decoração. descrição: a Cooperativa Flores do Cerrado coleta folhas caídas (não colhidas) que utilizam como matéria prima para sua obra. A folhagem é esqueletizada (um processo que retira a clorofila) e tingida com pigmentos naturais. Um punhado delas, unidas manualmente, compõe flores que são pregadas a painéis de 30 × 30 cm, tramados com sisal e palha. diferencial ambiental: comércio solidário.

Papel Artesanal

aplicação: diversas. descrição: A Moinho Brasil fabrica papéis artesanais através de técnicas orientais aplicadas em aparas industriais e fibras naturais extraídas de resíduos agrícolas. diferencial ambiental: qualidade ambiental: A “Ação Moinho Brasil” orienta pequenos agricultores na escolha da cultura, na produção e utilização de resíduos da agricultura regional, aumentando, assim, a possibilidade de ganho em regiões de baixa renda.

Objetos em Pedra Sabão

aplicação: decoração. descrição: fazem parte do mix de produtos comercializados pelo Instituto Meio dentro dos conceitos do comércio justo. diferencial ambiental: o objetivo do Instituto é estreitar o relacionamento entre as comunidades e o comércio atacadista. São, principalmente, produtos artesanais com valor agregado, matéria-prima local e uso de técnicas tradicionais e de baixo impacto ambiental.

Quadros com fotos

aplicação: decoração. descrição: imagens são retratos da paisagem local e foram emolduradas com madeira de demolição recolhida na reforma da Estação Guanabara e passe-partout de papel artesanal. diferencial ambiental: incentivo a artista local e uso de material reciclado.

Fonte Cerâmica e objetos

aplicação: decoração. descrição: peças em cerâmica. diferencial ambiental: com Atelier instalado em Sousas, Nil Rocha desenvolve um trabalho em Cerâmica bastante diversificado. Utiliza sempre materiais minerais naturais e esmaltes de sua própria fabricação.

Objetos de artesanato Ecomercado Avis Rara

aplicação: decoração. descrição: produtos feitos com matérias primas naturais e obtidos de maneira sócio-ambientalmente responsáveis. diferencial ambiental: procura divulgar a arte étnica de todas as culturas, estimulando a preservação da diversidade dos povos e suas tradições.

Alternativas

Linha Fulget da Braston

aplicação: revestimento. descrição: placas cimentícias unem a rusticidade das granilhas à resistência do concreto. diferencial ambiental: ainda que possua cimento em sua composição, o produto é menos impactante, pois é produzido em fôrmas que secam naturalmente, dispensando fornos. Assim, torna-se uma boa opção na substituição das pedras convencionalmente utilizadas na construção civil.

Piso Tecnocimento

aplicação: revestimento piso. descrição: material cimentício aplicado com uma espessura de 2 mm, sobre o substrato, não necessita de juntas de dilatação e não apresenta nenhum tipo de trinca ou fissura. diferencial ambiental: ainda que possua cimento em sua composição o produto é menos impactante pois pode ser aplicado sobre pisos pré-existentes, como cerâmicas, placas de cimento, mármores e pastilhas, evitando assim os resíduos habituais de reformas.

Acessórios em aço inoxidável

aplicação: ferragens. descrição: o aço inoxidável é, basicamente, uma liga de ferro e cromo que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência a oxidação atmosférica as suas principais características. diferencial ambiental: ainda que possua alta energia incorporada, o inox é a opção mais sustentável entre os metais para substituir metais cromados, que geram um dos mais perigosos rejeitos conhecidos, ainda sem qualquer possibilidade de reuso.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page